domingo, 24 de novembro de 2013

Curiosidades sobre o Brasil



A Língua Portuguesa é a quinta língua mais falada do mundo por um total de aproximadamente 191 milhões de pessoas.
A árvore mais velha do Brasil é um jequitibá-rosa com 3020 anos que se encontra no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro em SP.
O Brasil tem a frota de helicópteros que mais cresce no mundo. O tráfego de helicópteros em São Paulo é o terceiro maior do mundo (Revista Veja)
O teatro mais antigo em atividade no Brasil é o de Ouro Preto, Minas Gerais que está em funcionamento desde 1769.
A bandeira brasileira hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília é a maior bandeira hasteada no mundo. Por não suportar o vento e rasgar, ela é trocada mensalmente. Cada mês um estado brasileiro diferente é responsável pelos custos da nova bandeira.
Nos rios amazônicos, já foram descobertas 1.500 espécies de peixes, mas estima-se que exista pelo menos o dobro. Isso é quinze vezes mais do que todas as espécies de peixes encontradas nos rios da Europa.
É o país mais atingido por raios em todo o mundo, segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 A Bacia Amazônica é a maior do mundo com 3,9 milhões de quilômetros quadrados em território brasileiro. O rio Amazonas, o eixo principal da Bacia, tem cerca de 7 mil afluentes, e em alguns trechos tem 50 quilômetros de largura.
 A maior ilha fluvial do mundo é a de Bananal.
O Brasil é o país que tem mais macacos no mundo.
A vitória-régia, um dos símbolos da Amazônia, é a maior flor do mundo, podendo medir 2 metros de diâmetro.
O Pantanal é a maior planície alagada do mundo, nela estão concentrados vários biomas como parte da Amazônia e Cerrado, sendo grande sua biodiversidade.
O Brasil já foi chamado de Terra de Vera Cruz, depois como Terra dos Papagaios por aproximadamente três anos, até ser chamado definitivamente de Brasil. Mas os índios chamavam o Brasil de Pindorama, que quer dizer “terra de palmeiras”.
Os Símbolos Nacionais são quatro: a bandeira, o hino, o selo e as armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário